sábado, 10 de novembro de 2012

Dicas para uma boa higiene alimentar


Algumas instruções são importantes para auxiliar as pessoas a manipular de forma correta e adequada os alimentos, deixando-os mais saudáveis e seguros para consumo.

Tenha atenção para as dicas a seguir, que garantem uma boa higiene dos alimentos:

• Lave sempre as mãos antes de preparar os alimentos e também depois de manipular alimentos crus, como carnes, frangos, peixes ou vegetais não lavados. Isso evita o transporte de micróbios típicos dos alimentos crus, para os que já estejam prontos.

• O cozimento dos alimentos deve ser feito em altas temperaturas e atingir todas as partes dele. Este processo realizado a mais de 70ºC será suficiente para destruir os micróbios.

• Certifique-se que o alimento foi cozido por completo. Para isso observe se a mudança na cor e textura ocorreu tanto na parte externa quanto interna do alimento. As carnes não devem contem um suco rosado, mas de coloração clara.

• Impeça o contato entre alimentos crus e cozidos e lave sempre os utensílios utilizados, evitando que uns contaminem os outros.

• Ao utilizar óleos ou gorduras, observe se não há alteração na cheiro, cor, formação de espuma ou produção de fumaça. Caso perceba alguma dessas características, troque o óleo, pois ele já está formando substâncias tóxicas que podem fazer mal à saúde.

• Não deixe fora da geladeira por muito tempo alimentos congelados e refrigerados, pois os micróbios multiplicam-se muito rapidamente à temperatura ambiente.

• Evite descongelar os alimentos à temperatura ambiente. Se precisar dele rapidamente, utilize o microondas. Caso contrário deixe descongelar na geladeira. Isso é importante para evitar a proliferação de micróbios durante o processo de degelo.

• Alimentos consumidos crus, como frutas, legumes e hortaliças devem ser higienizados com a retirada das partes deterioradas, a lavagem com água corrente de cada folha ou cada fruta, a colocação de molho por 10 minutos em água clorada (ou com vinagre) e a manutenção do alimento refrigerado até o momento de servir.

Com esses cuidados você estará garantindo alimentos mais seguros e protegendo a saúde de seus familiares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário